sexta-feira, 5 de outubro de 2012


AMOR AOS LIVROS- MAQUIAVEL

Gravura de Sergio Niculitcheff

“Quando cai a noite, vou para casa e entro na minha biblioteca. No umbral tiro minha roupa campesina, imunda de lama e de lodo, e me paramento em vestes reais e cortesãs; assim dignamente ataviado, faço minha entrada nas velhas cortes dos homens de outrora, onde eles me recebem com amor, e onde me nutro daquele alimento que é o que me é próprio e para o qual nasci. Não me envergonho de conversar com eles e perguntar-lhes as razões de seus atos. Eles, movidos por sua humanidade, respondem; durante quatro horas não me aborreço e esqueço todos os cuidados; a pobreza não me pode amedrontar, nem a morte me aterroriza – estou transportado para a companhia deles.”
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário